quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cabelos: 11 mitos ou verdades - saiba o que pode ajudar ou prejudicar os seus fios


- Usar bonés e prender o cabelo pode agravar a queda: EM TERMOS. Se usado com o cabelo úmido, o boné ou elástico pode aumentar a proliferação de fungos, agravando a queda. Usados com parcimiônia, sem estarem apertados e com os cabelos secos, não há problema.
- Dormir com o cabelo molhado facilita a queda: VERDADE. A umidade dos fios facilita a proliferação de fungos e, consequentemente, a queda de cabelos.
- O cabelo cresce mais durante a gravidez: VERDADE. Estimulado pelos hormônios, o cabelo cresce mais durante a gravidez.
- O estresse estimula a queda capilar: VERDADE. Assim como todo o organismo, o cabelo também sofre com o estresse. Cada pessoa sente e expressa os efeitos do estresse em áreas diferentes do organismo. Porém, normalmente, a perda de cabelo por conta disso não é definitiva e ela voltará a crescer.
- Cortar o cabelo na lua cheia acelera o crescimento: MITO. As fases da lua não estimulam o crescimento capilar. Na verdade, o cabelo é uma pilha de queratina. Tudo o que acontece com ele está na parte interior do couro cabeludo, a três ou quatro milímetros de profundidade. Nossos cabelos nada mais são do que células mortas impregnadas de queratina. Portanto, não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.
- Se um fio branco for arrancado, outro nascerá com a cor natural: MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor aos fios. Em geral, a presença de cabelos brancos é uma condição geneticamente determinada.
- A água do mar é boa para os cabelos oleosos: VERDADE. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.
- Cortar regularmente evita a queda: MITO. O cabelo curto modifica o visual, mas não influi na queda. Os fios são um pouco mais grossos na base, perto da raiz, do que na ponta, o que pode deixar o cabelo mais volumoso, temporariamente, depois do corte.
- A caspa favorece a queda: VERDADE. A caspa se caracteriza por uma oleosidade excessiva no couro cabeludo, seguida por inflamação e depois descamação. A inflamação produz uma vermelhidão e atinge as camadas superficiais do couro cabeludo. Já a descamação pode variar de finas escamas à intensa. Esse processo inflamatório, mesmo sendo superficial, pode acabar atingindo as células tronco do cabelo, podendo acelerar a perda capilar quando não tratado adequadamente.
10º - Alguns esportes danificam o cabelo: MITO. Atividades esportivas só trazem benefícios. Atletas com tendência à calvície ficarão calvos, independentemente do esporte ou atividade física. Os esportes aquáticos podem ressecar os cabelos, mas é só recorrer aos processos de hidratação e revitalização dos fios para mantê-los saudáveis e brilhantes.
11º - Lavar os cabelos todo dia aumenta a queda: MITO. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que já estão em fase de queda e que vão cair de qualquer forma. Vale lembrar que existem fases em que o cabelo cai mais e em outras menos - elas integram o processo natural de renovação capilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário